O poder da terceira peça

A regra é simples: 1+1+1 = 10, 20 100… Calma, eu explico! Estou falando da terceira peça, que você escolhe pra compor o visual e dar uma cara totalmente diferente àquele look básico de sempre ou até mesmo àquele não tão básico, mas que você ama. Com ela, 1 calça + 1 T-shirt + 1 terceira peça pode oferecer quantas combinações você quiser.

Tradicionalmente, a terceira peça é uma sobreposição: um colete, jaqueta, cardigã, ou até mesmo um vestido  etc. Também entram nessa categoria aqueles acessórios statement, como lenços, echarpes, cintos. Regra geral, sapatos não são considerados terceira peça, mas são fundamentais também na hora de (re)compor o look. Quer entender melhor? Então, acompanhe a leitura que, a partir de agora, conto tudo o que você precisa saber sobre o assunto.

SAÍDA PARA TODAS AS HORAS

Se existe um truque de estilo que eu amo, é a terceira peça. Sou super a favor do uso consciente da moda. Ninguém precisa comprar roupa nova o tempo todo. É possível estar sempre bem vestida mesmo com um guarda-roupa mais enxuto. O importante é que algumas dessas peças sejam as sobreposições, que são o assunto deste post. E, com certeza, mesmo que você não se lembre, algumas de suas roupas certamente podem ser usadas como terceiras peças.

Para ficar bem claro: consideramos primeira e segunda peças a calça/saia/shorts e as camisas/T-shirts/regatas etc. A terceira é a que vai se sobrepor a essas e criar os mais diversos looks.

Uma composição bem elaborada pode ser uma grande aliada se a intenção for disfarçar algumas características que costumam incomodar bastante. Por exemplo, o colete, verdadeiro clássico quando o assunto são as sobreposições, ajuda a deixar o visual mais alongado. O quimono é um jeito excelente de disfarçar os braços mais gordinhos. Um cinto marca a cintura e pode dar melhor proporção ao look, isso só pra ficar em algumas poucas sugestões.

 

Em suma, a base não precisa mudar. A mágica acontece a cada vez que você troca a peça jogada por cima. Tenho algumas ideias bem legais pra você!

SAIBA COMO USAR A TERCEIRA PEÇA

Faça um teste: escolha uma base (jeans e camiseta; vestido cinza; saia e blusa… o que você quiser) e altere apenas a terceira peça (eventualmente combinando com um sapato ou acessório diferente). Fotografe tudo no seu lookbook (veja matéria nesse link) e veja a diferença por si mesma!

Coletes

Transforme a clássica combinação jeans/camiseta com um maxicolete. Potencialize os resultados com os diferentes efeitos de uma sandália, scarpin ou sapatilha. Outra opção é o colete de alfaiataria, mais sério e elegante. Se sua intenção for iluminar o look, opte por um modelo todo branco. Experimente também com uma base monocromática. Durante o inverno, vale a pena apostar nos modelos em faux fur. Vai ficar incrível!

 

Blazer

Bom, se você ainda não tem um blazer pra chamar de seu, já está mais do que na hora de comprar. Esse é um coringa capaz de deixar praticamente qualquer produção maravilhosa. Pense além do terninho clássico. Aposte no blazer como terceira peça de jeans e camiseta; shorts e T-shirts; maxissaias e camisas… Você é quem manda!

Trench coat

Adicionado a qualquer look, o torna mais elegante e interessante. Nos dias de inverno, experimente usar seu trench coat com uma pantacourt. A ideia talvez pareça incomum, mas pode acreditar que mostrar um pouco de pele nos dias mais frios é um verdadeiro charme.

 

Kimono

Superestiloso, acaba não recebendo toda a atenção que deveria. É muito versátil e vai muito bem em composições com pegada étnica, ou até mesmo o estilo boho, mas não apenas. A dica é usá-lo com uma base sequinha e ajustada, já que ele é uma peça máxi. Existem modelos em veludo, maravilhosos para o inverno.

 

Lenço, echarpe e cachecol

Capazes de dar uma cara totalmente diferente ao visual, lenços, echarpes e cachecóis estão entre as melhores opções que você pode usar como terceira peça. Os primeiros, geralmente em formato quadrado e em tecido leve, são ideais para os dias mais amenos. Podem ser usados nos ombros, na cabeça ou até mesmo na cintura.

 

As echarpes são de formato retangular e sem tamanho definido. Indicadas para dias um pouco mais frios, podem ser usadas sobre os ombros no lugar de agasalhos. Dão outra informação de moda àquela regata monocromática ou ao tubinho preto.

Os cachecóis são indicados para dias realmente frios, costumam ser feitos em tricô ou crochê e com tecidos pesados, como lã. Normalmente aparecem na versão comprida e estreita – própria para enrolar no pescoço – e combinam perfeitamente com jaquetas e casacos de todos os tipos.

Cintos

Imagine um vestido-camisa com uma rasteirinha. Fim de semana, certo? Agora, coloque um cinto largo com algum detalhe, como brilho, estampa ou pedraria. Muda tudo, não? Calce uma sandália de salto alto e sinta-se pronta para um happy hour ou até mesmo uma balada. Esse acessório tão singelo tem o poder de transformar o look. Para o inverno, um bom truque é abotoar seu trench coat, deixando-o como se fosse um vestido, e finalizar a composição com um cinto. O look combina bem com botas, scarpins e até sapatilhas.

 

IDEIA PERFEITA PARA INVERNO OU VERÃO

As peças estão no seu guarda-roupa e elas podem ser usadas tanto nos dias mais frios quanto nos mais quentes. O mesmo vestido que vai por baixo de um colete de tricô no verão, vai muito bem sobre uma legging e uma blusa de manga comprida no inverno. Os limites são bem maleáveis também com os vestidos. Você pode, inclusive, usá-los sobre calças jeans. Atreva-se!

Outra dica poderosa é combinar calça skinny resinada com camisa e lenço estampado, que pode ser sua terceira peça no verão. Para uma versão inverno, é só finalizar a produção com casaco oversized.

E então? Animada para explorar todas as possibilidades do seu guarda-roupa? Qual sua terceira peça favorita? Me conta nos comentários? Vou adorar saber!

Um beijo!

Fonte: https://melgalhardo.com.br/blog/o-poder-da-terceira-peca/

Bem-vindo ao nosso site, se você precisar de ajuda, utilize o WhatsApp para falar conosco rapidamente!
Powered by